sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Best Of 2011 - Música

O Pearl Jam/Reprodução do site da banda
O ano de 2011 foi bom para shows. Muita gente boa passou por aqui, o que tornou ingrata a minha escolha dos cinco melhores shows da temporada. Na hora de fazer o top 5, gente do naipe de Iron Maiden, que fez um grande show em março, Joss Stone e Eric Clapton ficaram de fora. Assim como o show do Sepultura com o Tambours do Bronx com participação de Mike Patton, outro destaque do Rock in Rio (que mais parecia micareta, mas até teve uma coisa ou outra de rock).

Também ficaram fora da minha lista o U2, que fez um show muito bom em abril, e a Tarja Turunen com uma bela apresentação em março. Além do Ozzy Osbourne, que pode não ter feito um showzaço em abril, mas é o Ozzy né. Sempre empolga.

Feitas então as menções honrosas, vamos ao meu top 5. Sempre seguindo a ideia do blog de gostar mais dos mares revoltos do rock ao banquinho e violão de outras praças, a lista ficou da seguinte maneira em ordem decrescente:

O Slipknot no Rock in Rio/Reprodução da internet
5º lugar - Slipknot – Dentre o pouco de rock que teve no Rock in Rio, a banda americana foi uma das que mais se destacaram. O octeto de Des Moines foi também a banda que mais mostrou ter se divertido no festival. E eles fizeram de tudo para contagiar e levar o público ao delírio. Teve desde integrante da banda se jogando no meio da galera até a imagem antológica da bateria virando de cabeça para baixo com o cidadão ainda tocando ali! Espetacular! Fizeram um grande show e conquistaram um cara como eu que nunca gostou do Slipknot. Mas no palco eles são sensacionais.

4º lugar – Paul McCartney – Dono do melhor show do ano passado na opinião deste signatário, o ex-Beatle voltou ao Brasil desta vez para finalmente se apresentar no Rio de Janeiro. Foram dois shows simplesmente especiais. Na minha lista, no entanto, vai entrar o segundo, realizado no dia 23 de maio no Engenhão. Neste espetáculo, Paul estava mais solto, improvisando mais e teve um set list com poucas mudanças, mas que me agradaram mais e fizeram deste espetáculo melhor que o primeiro.

3º lugar – Metallica – De volta ao Rock in Rio para registrar outro show fantástico. O Metallica fechou o dia do metal dando o melhor de si e mais um pouco numa apresentação que eu diria que foi praticamente perfeita. James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo levaram o público presente na Cidade do Rock ao delírio com uma série de clássicos da banda e canções do mais recente disco, “Death Magnetic”. Foi tão bom, mas tão bom, que nem o horroroso disco “Lulu” que a banda lançou depois com Lou Reed não apaga o que eles fizeram no Rock in Rio.

O vocalista do System/Reprodução da internet
2º lugar – System of a Down – No ultimo dia do Rock in Rio, vimos o melhor show do festival. O System of a Down encerrou uma longa espera dos seus fãs brasileiros com um show, deixe-me exagerar um pouco porque eu acho que devo, histórico. No dia, um amigo também presente resumiu em três palavras e com simplicidade o que nós estávamos vendo os americanos de origem armênia e libanesa Daron Malakina, Serj Tankian, Shavo Odadjian e John Dolamayan fazerem. Ele disse: "Que show foda". É isso. Talvez o show do System of a Down tenha sido o melhor do ano. Foi uma apresentação perfeita. O que desempatou aqui na minha lista foi mais uma questão de coração, uma questão pessoal do que propriamente uma diferença de qualidade. Aliás, os cinco selecionados e mais o Iron Maiden tiveram pouquíssimas diferenças entre si. O seu posicionamento na lista foi mais uma questão de gosto pessoal, ineditismo, momento, enfim, valores subjetivos. Só posso dizer que o System of a Down me deixou com vontade de ver novamente um show deles o quanto antes. Foi simplesmente antológico.

O melhor do ano – Pearl Jam – Quando o Pearl Jam veio ao Brasil em 2005 fizeram um show antológico que eu achava que nunca seria superado nem por eles mesmos. Certamente foi o melhor espetáculo daquele ano, mas eu não tinha ainda um blog para dizer isso e deixar registrado. Quando Eddie Vedder, Matt Cameron, Stone Gossard, Mike McCready e Jeff Ament voltaram ao neste ano eu esperava um showzaço, mas não algo melhor do que o de 2005. Pois eles conseguiram me surpreender e se superar fazendo um espetáculo único. Tudo foi perfeito do primeiro acorde de “Unthought Know” ao último de “Yellow Ledbetter”. Por isso que a banda de Seattle que veio aqui para comemorar os seus 20 anos de estrada merece o título de “Memórias da Alcova” de melhor show de 2011.

O pior show do ano – Seria fácil pescar na minha lista um Rockz, um Gloria ou um Coheed and Cambria, mas para ser o pior não basta fazer um show ruim, você tem que decepcionar um público que tem alguma expectativa de você. O Stevie Wonder, por exemplo, fez um show ruim. Que me desculpem os que gostaram dele. Mas neste ponto nada, absolutamente nada, supera o Gun N’Roses. E veja como o mundo da voltas. A banda que fez um dos melhores shows do ano passado, voltou neste ano para fechar o Rock in Rio e pagar aquele mico homérico com o Axl Rose sem voz errando tudo. Eu disse tudo! Até o assobio de “Patience” saiu errado. E para variar, o cantor ainda se atrasou por horas irritando todo mundo. De fãs a jornalistas. Merece o troféu mala de 2011.

No próximo post, os melhores e os piores filmes do ano.

Nenhum comentário: