quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Woody Allen de novo

Os cinco leitores que acompanham este blog há algum tempo (será que tenho isso tudo?), sabem que entre os meus defeitos como cinéfilo - alguns diriam maníaco - era não gostar de Woody Allen e Pedro Almodóvar. Até que num desses carnavais que eu me isolo do mundo para não ter que aturar todo o samba, blocos e essa chatice anual, eu aluguei uns cinco filmes do Almodóvar, assisti com atenção e vi que o cara era bom mesmo.

Com Woody Allen, porém, o processo foi mais lento e sempre nas salas de cinema. Começou com “Match Point” (2005), que não me convenceu. Veio “Scoop” (2006) e posteriormente “O Sonho de Cassandra” (2007) e já comecei a gostar mais. Quando vi “Vicky Cristina Barcelona” (2008), aí me rendi de vez. E na época de “Tudo pode dar certo” (2009) já estava até começando a ver uns filmes antigos para conhecer mais da sua produtiva obra com média de um filme por ano.

Hoje eu me pergunto por que eu não gostava de Allen, um cineasta que faz filmes tão simples, mas que com esta simplicidade consegue dizer ou retratar por vezes coisas tão complexas. E sempre com uma verve cômica a dar bossa nos seus roteiros.

“Você vai conhecer o homem dos seus sonhos” é mais um desses filmes interessantes de Allen. Neste trabalho, um bando de desajustados tenta buscar a sonhada felicidade de diferentes formas, mas a única que consegue a paz de espírito na vida é a que vive de fazer consultas com uma cartomante que previamente sabemos ser uma charlatã. Ou será que ela não é tão charlatã assim?

Se Helena (Gemma Jones) vive a tranquilidade de quem confia que o futuro está escrito e a ela está sendo revelado através dos confortáveis conselhos de Cristal (Pauline Collins), o casal Sally (Naomi Watts) e Roy (Josh Brolin) anseia pelos sonhos que não são realizados ao mesmo tempo em que Alfie (Anthony Hopkins) é um frustrado que mesmo fazendo tudo para parecer um garoto a despeito de seus quase 70 anos não consegue a jovem mulher idealizada por ele. A menos que pague por ela, o que acaba acontecendo ao escolher a insípida e luxuriante Charmaine (Lucy Punch).

Sally é frustrada por não constituir família enquanto suas amigas começam a ter filhos e acha que seu futuro pode não ser com Roy, mas com o seu chefe Greg (Antonio Banderas). Roy, por sua vez, é um médico formado que deixa a vida hospitalar para se tornar um escritor de um único sucesso e incontáveis frustrações. Talvez Dia (Freida Pinto), a dama de vermelho do prédio em frente possa ser a inspiração, embora esta inspiração na realidade só venha com um golpe nada responsável e honesto.

E assim as vidas vão seguindo os seus ciclos, suas idas e vindas, seus muitos fracassos e algumas vitórias enquanto Helena, que acaba norteando a película passa de senhora frustrada pela separação com Alfie a uma mulher sempre com a esperança renovada pelas mensagens agridoces de Cristal.


É uma clara mensagem de que a ignorância acaba fazendo as pessoas mais felizes do que o conhecimento ou o reconhecimento da dura realidade da vida. Nesse ponto, “Você vai conhecer o homem dos seus sonhos”, cuja mensagem do título mesmo em inglês (“You will meet a tall dark stranger”) também tem um quê de mistério e uma certa ironia, parece um filme pessimista de Allen. Apesar do seu humor fino. E a sensação que se tem ao fim é que mesmo quando estes desajustados parecem se acertar, a impressão é de que o ciclo de som, dor e fúria vai começar novamente. Assim parece ser a humanidade.

Nenhum comentário: