domingo, 19 de dezembro de 2010

O jingle hell de Pitty

Horas antes de entrar no palco do Circo Voador no sábado, a cantora Pitty avisara pelo Twitter que o show daquela noite não seria para iniciantes. De olho numa espécie de reinvenção e buscando diferentes ângulos que justificassem um novo DVD, não teria sentido para ela – o que é correto, apesar da ânsia dos fãs – repetir o que já despejara na gravação de “(Des)concerto” (2007), seu primeiro disco e DVD ao vivo.

Assim, músicas como “Anacrônico”, “Memórias”, “Na Sua Estante”, “Equalize”, “Admirável Chip Novo”, “Teto de Vidro” e “Semana que vem”, freqüentes nos seus últimos shows na Lapa ficaram em casa para que a roqueira baiana pudesse explorar outras vertentes do seu repertório, ou “mexer no baú da véia”, como descreveu a cantora de apenas 33 anos de forma bem humorada.

Com isso, “O Lobo” (“Vocês lembram dessa? Fazia tempo que a gente não tocava e a gente ensaiou a beça para tocar”), do primeiro disco da cantora, “Admirável Chip Novo” (2003), e “Todos estão mudos”, do mais recente álbum, “Chiaroscuro” (2009), foram incluídas junto com covers de Roberto Carlos (“Se você pensa”) e canções como “Sob o sol” e “Senhor das moscas”, cantadas junto com Fábio Cascadura, “Água contida”, com participação especial de Híque Gómez, do grupo Tangos e Tragédias, tocando violino, e a nova “Comum de dois” para gravar um DVD que ficou quase como um lado B do de três anos atrás. Um lado B vip, claro, porque em nenhum momento o show perdeu em qualidade em comparação com suas outras apresentações.

As mudanças radicais foram bem aceitas apesar dos pedidos da galera no final do show por “Equalize” e “Admirável Chip Novo”. Depois de refazer três canções (coisas de quem está gravando um DVD), Pitty até aceitou “sair do roteiro” e mandou a segunda e mais “Máscara” para deixar os fãs que tão apaixonadamente transformaram o Circo Voador numa ode à cantora baiana ainda mais felizes.

Foi uma postura legal dela. O amor entre Pitty e seus fãs é recíproco e incondicional. Quando um engraçadinho tentou abusar e subir no palco para dar um mosh contrariando as regras de segurança para a gravação do show para proteger os equipamentos que estavam no meio do povo, Pitty deu um olhar de reprovação, balançou o dedinho negativamente e o cidadão, sem camisa e mostrando toda a sua obesidade, levantou os braços como que pedindo desculpas e caiu candidamente e cheio de dedos no meio da galera. Se fosse outra cantora ou banda, não estaria nem aí e louco para aparecer.

Quando outra fã ensandecida e também já sem camisa – aliás, como as fãs da Pitty gostam de tirar a camisa. Faltaram apenas os sutiãs para completar a festa de quem assistia – tentou o mesmo foi impedida imediatamente por outros que a puxaram pelo short.

Mas como eu dizia, fã é fã e o número de iniciantes no Circo Voador parecia bem inferior aos seguidores fiéis da cantora. O que fez o show ficar com aquela energia impressionante que todo artista gosta de ter na hora de fazer um registro ao vivo. Foi assim da primeira música, “8 ou 80”, a última, “Me Adora”, uma das que o público mais gosta dentro do repertório da cantora.

Com uma sintonia tão grande e cantora e público absolutamente possuídos, acho que Pitty, Martin (guitarra), Joe (baixo) e Duda (bateria) conseguiram atingir o objetivo de fazer a sua festa jingle hell no Circo Voador. A felicidade da cantora foi resumida em quatro twittes pós-show: “Velho, não sei nem o que dizer...”, “Aliás, sei sim: CATARSE COLETIVA. Brigada”. “Fiquei de cara com o público, que galera genial, man. Vocês representaram demais da conta, as surpresas, o coro, a quentura, a alma, foda” e “tô aqui acabada fisicamente e sem conseguir parar de pensar o quanto ontem foi surreal”.

Agora é esperar o DVD para os que estiveram lá relembrarem e os que não puderam ir conferirem o quanto o show foi, parafraseando a própria Pitty, foda.

Abaixo, o set list e alguns momentos do show no Circo colhidos no bom e velho YouTube.

8 ou 80
Fracasso
Desconstruindo Amélia
Água contida
Trapézio
Rato na roda
Só agora
Medo
Comum de dois
Pra onde ir
Sob o sol
Senhor das moscas
O lobo
Se você pensa
Todos estão mudos
Me adora
Admirável chip novo

Máscara

"8 ou 80"

"Fracasso"

"Desconstruindo Amélia"

"Água contida"

2 comentários:

Anônimo disse...

Então, eu fui um iniciante. Sabia poucas músicas, vi a Pitty pela primeira vez ao vivo, mas me acabei no Show. Tudo de bom!

marcelo alves disse...

Que bom que você curtiu. Foi realmente um showzaço.
abs,
marcelo