terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Best Of – Recomendações literárias

Um dos livros mais tristes que eu já li é a recomendação literária de 2009. “The Fix”, do jornalista canadense Declan Hill, fala sobre a manipulação de resultados no futebol feita por arranjadores de partida ligados à máfia das apostas associada principalmente ao mercado asiático.

O livro é uma ducha de água fria para os amantes do futebol, mas também fundamental para entendermos um pouco mais sobre um pouco da sujeira que ronda o esporte. Foi lançado no final de 2008 e neste ano eu cheguei a fazer uma entrevista com o autor (clique aqui para ler) em que ele alertava para a possibilidade de haver jogos armados na Copa do Mundo de 2010.

Menos mal que um ano depois do lançamento, a Uefa começou a agir, assim como a polícia e houve diversas prisões pela Europa de criminosos acusados de armar resultados. Dois deles, os irmãos Sapina, inclusive são personagens retratados no fundamental livro de Declan Hill.

Além de “The Fix”, um livro mais antigo e que ainda nem terminei de ler fica como a segunda recomendação literária de 2009. Trata-se de “À Sangue Frio” (1966), do jornalista Truman Capote.

Muito comentado quando foi lançado o filme “Capote” (2005), que rendeu um Oscar ao ator Philip Seymour Hoffman, o livro conta a história de um mal explicado assassinato de uma família em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos em 1959.

Usando as técnicas do New Journalism, do qual foi um dos expoentes, Capote detalha como teriam ocorridos os crimes, como era a vida daquela família e da própria cidade de Holcomb, no Kansas, assim como a vida dos assassinos que acabaram condenados à morte. Um livraço.


Mais tarde, abordarei os melhores shows do ano.

Nenhum comentário: