sábado, 23 de fevereiro de 2019

Comentários e o ranking do Oscar

Todo ano é a mesma coisa. Nós esperamos aquele fim de semana mágico de fevereiro para podermos finalmente falar mal do Oscar! Este ano pode não estar entre os mais incríveis, mas apenas esperamos que a Academia opte pelo cinema e não por uma playlist do Spotify com imagens. 

Poucos filmes entre os indicados são excepcionais, mas há muitos muito bons e outros sobre o qual você pensa: “O que isso está fazendo aqui?”. Porém, a nota média do índice Corneta dos indicados a melhor filme ficou em 7,6. Isso é um pouquinho acima do índice Corneta do ano passado, que ficou em 7,5. 

Esse ano eu não vou ficar de mimimi lamentando a ausência de tudo. Tipo, ahh, e a Viola Davis? E a Nicole Kidman? E o Steve Carrell? E o Chalamet? E o Robert Redford? E o Damien Chazelle? Por que “Primeiro Homem” e “Beautiful Boy”, não estão concorrendo? Ok, eu já fiz o meu mimimi. 

Mas avancemos...

Está na hora de usar a manopla do infinito de Thanos e, mediante o poder absoluto dado por mim a mim mesmo, tecer os comentários e, claro, divulgar o RANKING final dos filmes do Oscar. Afinal, é só para criar essa polêmica que eu me dedico a isso todo ano. 

FILME - Nosso apoio geral e irrestrito vai para “Infiltrado na Klan”, vencedor do Corneta Awards de melhor filme de 2018 e, de fato, o mais interessante entre os oito indicados. Porém, se “Roma”, “Vice”, “Green Book”, “A favorita” ou “Pantera Negra” vencerem não reclamaremos. Já “Nasce uma estrela” seria forçado demais. E “Bohemian Rhapsody” seria um erro mil vezes mais absurdo do que o de “Spotlight”. De fato, seria o primeiro filme pavorosamente ruim a ganhar desde o Oscar de “Titanic” em 1998. E não queremos que isso aconteça. 

ATOR - Christian Bale é um gênio e tem que levar (Inclusive, saudades Batman). Mas não reclamaria se o careca dourado fosse para Viggo Mortensen. 

ATRIZ - Eu sei que Glenn Close e Lady Gaga andaram dividindo as atenções nas premiações pré-Oscar, porém a Glenn Close respirando já é melhor que a Lady Gaga. E por mais que a cantora não esteja mal em “Nasce uma estrela”, ainda a colocaria atrás de Olivia Colman, Yalitza Aparício e Melissa McCarthy no meu ranking. 

DIRETOR - Se o Alfonso Cuarón não ganhar eu desisto dessa vida de ver todos os filmes do Oscar. Porém, seria bem legal ver o Spike Lee vencendo. 

ATRIZ COADJUVANTE - AMY ADAMS, AMY ADAMS. É preciso dizer em letras garrafais para que o eco chegue em Los Angeles. Mas o meu plano B seria Regina King. 

ATOR COADJUVANTE - Mahershala Ali pareceu-me o melhor dentre os cinco indicados. Porém, também seria legal ver Richard E. Grant vencendo. O trabalho dele em “Poderia me perdoar?” é muito bom. 

ROTEIRO ADAPTADO - Não serei picareta neste ano. Impossível votar sem conhecer as obras originais para comparar. Embora eu duvide que o povo da Academia tenha esse cuidado. Mas, de forma leiga, eu gostei do que vi em “Se a rua Beale falasse”, “Infiltrado na Klan” e “A balada de Buster Scruggs”. 

ROTEIRO ORIGINAL - “Roma”, somente “Roma” e não se fala mais nisso. “Vice” e “Green Book” também têm o meu carinho. 

FILME ESTRANGEIRO - Quase sempre é a categoria mais forte. O que é normal. Afinal, o mundo inteiro é reduzido a ela. Todos os indicados são bons, mas “Cafarnaum” é excepcional e levaria o meu prêmio. 

ANIMAÇÃO - “Ilha dos cachorros” é o mais legal dos indicados, mas também seria bom ver “Homem-Aranha no Aranhaverso” vencer. É uma história que poderia correr mal, mas foi bem feita e ainda é melhor que o último filme do Homem-Aranha. 

CATEGORIAS TÉCNICAS: 

Trilha sonora - “Se a rua Beale falasse”. Que trilha bonita. 
Fotografia - “Roma”, mas gosto também de “Guerra Fria”
Edição - “Vice”. Ou “Infiltrado na Klan”. A maior piada desta categoria é ver “Bohemian Rhapsody” entre os indicados,  pois entre seus milhões de defeitos está justamente a edição. O que só comprova que eu também poderia votar no Oscar mesmo sendo leigo em muita coisa. 
Figurino - Eu não entendo de roupa. Mas como já vimos que tem gente que vota sem entender de edição eu vou votar em “Duas rainhas”. 
Edição de som e mixagem de som - “Um lugar silencioso” e “O primeiro homem”. Só como prêmios de consolação para filmes que mereciam mais. 
Direção de arte - “Roma”
Canção original - “Shallow”, de “Nasce uma estrela”, só para vermos a Lady Gaga chorando de novo e achando incrível como se ela nunca ganhasse prêmios na vida. 
Efeitos visuais - “Vingadores: Guerra Infinita” porque aqui é team Marvel. 
Maquiagem e penteado - Eu mantenho o mesmo corte de cabelo há 30 anos. Não entendo de maquiagem e penteado. Mas eu vou votar em “Vice”, pois o trabalho em Christian Bale e Amy Adams pareceu muito bem feito. 

E para fechar vamos ao RANKING do Oscar: 

1- “Cafarnaum” (“Capharnaüm”)
2- lnfiltrado na Klan” (“BlacKKKlansman”)
3- “Um lugar silencioso” (“A quiet place”)
4- “Roma”

(Os filmes acima estão classificados para a Copa Libertadores)

5- “O primeiro homem” (“First Man”)
6- “Pantera Negra” (“Black Panther”)
7- “A balada de Buster Scruggs” (“The Ballad of Buster Scruggs”) 
8- “Se a rua Beale falasse” (“If Beale Street Could Talk”)
9- “Vice”
10- “Nunca deixes de olhar” (“Werk ohne Autor”)
11- “Green Book”
12- “A favorita” (“The favourite”)

(Os filmes acima garantiram uma vaga na Copa Sul-Americana) 

13- “Vingadores: guerra infinita” (“Avengers: Infinity War”)
14- “A esposa” (“The Wife”)
15- “Guerra Fria” (“Zimna Wojna”)
16- “Ilha dos cachorros” (“Isle of dogs”)
17- “Assunto de família” (“Manbiki kazoku”)
18- “Nasce uma estrela” (“A star is born”)
19- “Jogador número 1” (“Ready player one”)
20- “Homem-Aranha no aranhaverso” (“Spider-man: into the spider-verse”)
21- “RBG”
22- “Han Solo: uma história Star Wars” (“Solo: a Star Wars Story”) 
23- “No portal da eternidade” ("At Eternity’s gate”)
24- “Poderia me perdoar?” (“Can you forgive me?”)
25- “Duas rainhas” (“Mary Queen of Scots”)
26- “Os incríveis 2” (“Incredibles 2”)
27- “O retorno de Mary Poppins” (“Mary Poppins returns”)
28- “Wi-Fi Ralph: quebrando a internet” (“Ralph breaks the internet”)
29- “No coração da escuridão” (“First Reformed”)

(Os filmes abaixo foram rebaixados para a segunda divisão) 

30- “Christopher Robin - um reencontro inesquecível” (“Christopher Robin”)
31- “Bohemian Rhapsody”
32- “Na Fronteira” (“Gräns”)
33- “Mirai”

Nenhum comentário: