segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sem medo de mudar

Pitty fez mais um belo show no Circo/Reprodução
Pitty é uma inquieta. E isso é um elogio. Quando ela poderia deita em berço esplêndido nos seus sucessos, deixou de lado canções como “Anacrônico”, “Memórias”, “Na Sua Estante”, “Equalize” e “Semana que vem” para gravar um DVD diferente, dar uma sacudida no set list e fazer um trabalho ao vivo que fosse verdadeiramente novo e não uma recauchutagem do “(Des)Concerto” (2007).

Foi assim que ela apostou em “O Lobo”, do seu primeiro disco, valorizou o trabalho (muito bem feito, por sinal) do “Chiaroscuro” e botou toda a sua trupe delirante na lona do Circo Voador para gravar um DVD em dezembro do ano passado e que agora chega finalmente às lojas.

Cinco meses depois, a cantora baiana volta ao Circo para o lançamento do resultado desse trabalho. O DVD que ganhou o nome de “Trupe Delirante no Circo Voador” poderia ser todo tocado, mas, como eu dissera, Pitty não consegue se manter quieta e gosta de dar uma mexida no baú, misturar, remexer, mudar, acrescentar músicas e jogar para a galera se divertir sempre buscando uma surpresa.

Assim, das 17 músicas do álbum ao vivo, a cantora retira cinco e traz de volta alguns de seus sucessos. Os fãs que lotam o Circo ficam absolutamente felizes e respondem imediatamente cantando com a alma “Memórias”, “Anacrônico”, “Máscara”, “Admirável Chip Novo” e “Pulsos”.

Não que “8 ou 80”, que abre os trabalhos do show, ou a bela “Água contida”, para ficar em dois exemplos, tenham recepção fria. Pelo contrário, não há recepção fria da calorosa horda de fãs da Pitty. Estava mais para um reencontro com a história mais antiga da cantora que não esteve presente em dezembro, mas estava lá em 2009, quando a baiana esteve no Circo para o show da turnê do “Chiaroscuro”.

Pitty e sua banda/Reprodução
Se podemos dizer que algo do show sempre intenso e de entrega total da cantora não deu muito certo, foi só no momento de “Se você pensa”. O cover da música do Roberto Carlos, que também está no DVD, foi o único em que se percebeu alguma dispersão da galera. Foi o único momento em que a resposta foi menos intensa do que o normal entre os fãs que ignoraram a chuva para mais uma vez prestigiar a roqueira na Lapa.

E Pitty devolveu o carinho da galera com raça. Nas músicas mais pesadas, balançou a cabeça como se não houvesse amanhã e depois brincou pelo Twitter que estava virando uma headbanger da terceira idade por causa das dores no pescoço.

As dores podem ser verdadeiras, mas a moça tem apenas 33 anos de rock and roll e está em grande forma como mostrou numa apresentação mais enxuta do que na de dezembro. Foram apenas 90 minutos e sem bis, um fato raro nos shows de rock. Deixou muita gente com aquele gosto de quero mais e contabilizando as músicas que faltaram. “Na Sua Estante”, “Equalize”... poderíamos ficar escrevendo mais umas três ou quatro linhas aqui. Mas ela avisara que ia fazer algumas mudanças, não uma revolução e nem viraria o baú de cabeça para baixo.

No entanto, o que ela cantou foi para deleite dos fãs. Pitty ainda se permitiu junto com a sua banda fazer umas viagens, “dar uma voltinha ali em outro planeta”, como ela mesmo disse enquanto tocava “Máscara”, quando o guitarrista Martin deu uma volta psicodélica e voltou de não sei onde para depois de tanta distorção, puxar um ritmo de reggae e fechar com muito peso como a música pede. Delírio total do povo presente.

Foi um momento de bom improviso de outros que rolaram e deu ao show um tom positivo. Sem ter que cumprir muito as regras básicas para a gravação do DVD, a banda pareceu até mais à vontade. O que pode ser também um sinal de satisfação do desfecho de um trabalho bem feito. Só especulação. Não tive a chance de perguntar nada a eles depois do show.

A celebração pittyana termina com a catarse de “Me Adora”, com o público cantando o refrão a plenos pulmões exatamente como você poderá ver no DVD. Um bom desfecho de mais uma noite de Pitty no Circo.

Abaixo o set list e alguns bons momentos do show:

8 ou 80
Fracasso
Memórias
Água Contida
Desconstruindo Amélia
Comum de Dois
Só Agora
Medo
Todos estão Mudos
Emboscada
O Lobo
Se você pensa
Anacrônico
Máscara
Admirável chip novo
Pulsos
Me Adora

Nenhum comentário: