quinta-feira, 28 de maio de 2009

O novo velho Wong Kar Wai

Wong Kar Wai não é um cineasta de fácil digestão como provam, para ficar em apenas dois dos seus mais recentes trabalhos, filmes como “2046” (2004) e “Um beijo roubado” (2007), sua primeira incursão no cinema americano. Mesmo um filme de samurais e espadachins não é apenas um filme de guerreiros e a sua forma de morrer honradamente.

Única incursão de Kar Wai no mundo das artes marciais, “Cinzas do Passado” (1994) voltou aos cinemas na sua versão redux com algumas mudanças nas cenas. O filme conta a história dos encontros e desencontros de quatro casais em meio a duelos de espada no melhor estilo chinês, com aqueles combates de um homem contra 500, mares sendo levantados apenas com o passar da espada e todas aquelas mentiras que a gente que gosta desse tipo de filme adora ver.

Mas como eu disse o trabalho de Kar Wai nem sempre é simples. Em “Cinzas do Passado”, Ou-Yang Feng (Leslie Cheung) vive no deserto da China antiga trabalhando como intermediários entre espadachins e pessoas que encomendam assassinatos. A vida de eremita foi uma decisão tomada após escolhas equivocadas em outros tempos. Escolhas que poderiam ser esquecidas se ele tivesse tomado uma espécie de vinho mágico levado pelo seu amigo, Huang Yao-Shi (Tony Leung Ka Fai), em sua visita anual, cujo motivo é explicado com o desenrolar da história.

Ao invés disso, é Yao-Shi que toma o vinho e, bêbado, acaba prometendo se casar com a irmã de Mu-Rong Yin (Brigitte Lin), Mu-Rong Yang. Acontece que Yin e Yang são a mesma pessoa.

Ao mesmo tempo, Feng contrata um espadachim que está ficando cego, vivido por Tony Leung Chiu Wai, para dar conta de um bando de ladrões da aldeia próxima a sua casa. O espadachim falha, mas surge uma nova oportunidade com um jovem espadachim, Hung Chi (Jacky Cheung).

Ele dá conta do recado, mas percebe que em sua missão se tornava cada vez mais uma figura seca e sem vida. Um espelho de Feng. Assim, resolve dar uma virada em sua vida, o que causa a reação adversa de Feng, que tenta rever os erros do passado, mas percebe já ser tarde demais para corrigi-los.

“Cinzas do Passado” é um filme de espadachins com o toque de Kar Wai. É o diretor usando os “recursos” do "tradicional" cinema chinês para uma reflexão maior. Por isso ele pode até guardar semelhanças com “2046” ou mesmo “Um Beijo Roubado”. É curioso, por outro lado, ver o diretor em um trabalho tão diferente da sua filmografia usual. Por isso que vale a pena assistir ao filme.

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