quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bodrum Facts

O pôr do sol em Bodrum/Marcelo Alves
Semana passada, a Corneta Travel falou sobre Istambul, aquela cidade maravilhosa (de verdade, não a propaganda enganosa que conhecemos). Hoje, dando prosseguimento à série de reportagens em tópicos malemolentes, pegaremos a estrada para falar de... Bodrum

E o que dizer sobre ela? Ahhh Bodrum, a Búzios turca, o balneário para onde os turcos antenados de Beyoglu vão no fim de semana. Bodrum é uma espécie de ARARUAMA. Muito melhorada, é claro. Fica a pouco mais de uma hora de voo de Istambul e, bem, deixemos que o "Bodrum Facts" fale por si. 

1) Bodrum não tem estátua de Brigitte Bardot, mas tem do HERÓDOTO, considerado o pai da história. A cidade se orgulha disso a ponto de colocar esta estátua dele ao lado de uma de Artemis. 

2) Por falar na deusa da caça, da lua, da virgindade e da vida selvagem (quantos cargos!), ela parece ser uma padroeira do lugar. Além de estátua, Artemis também é nome de uma avenida importante da cidade.

3) Bodrum é monocromática. Ou melhor, bicromática. Em praticamente todos os lugares visitados havia casinhas brancas com detalhes em azul. Isso acontece porque, ao contrário do que você imaginava, as casinhas brancas e azuis não são uma tradição somente grega, mas uma marca dos povos do Mar Egeu desde a antiguidade.

4) Aliás, a cidade tem um viés multicultural. Tanto que muitos estabelecimentos aceitam pagamento em liras turcas, euros e até dólar. 

5) No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, Bodrum se chamava HALICARNASSO. É lá que estão, portanto, os restos arqueológicos, do antigo Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo. É claro que eu fui e foi o lugar onde fiz mais selfies. 

6) Para desespero da história, de Heródoto, dos deuses todos, Halicarnasso hoje não passa de uma inspiração para o nome da boate Halikarnas, muito famosa na cidade e conhecida em boa parte da Turquia. É uma coisa kitsch que fica na orla e que segundo um cara que tentou me vender um ingresso era "o melhor lugar para conhecer garotas e trepar". Educadamente, eu declinei de passar pela experiência de visitar o lugar. 

7) Por falar em praia, as de Bodrum são LOTEADAS pelos bares e restaurantes. De dia, ficam cheias de cadeiras, à noite eles trocam por mesas para servirem jantares à luz de velas na beira do mar. Chique, phyno, romântico e belo. 

8) A cidade é um destino comum para os jovens. E qual é o resultado da equação jovens europeus + praia? A praga da música eletrônica, espécie de samba do primeiro mundo, que toca em vários lugares ininterruptamente.

9) Bodrum fica no Mar Egeu, cuja água tem a temperatura exata. Nem tão fria que congele os ossos, nem tão quente que te faça virar uma canja. 

10) Bodrum é como um jogo de videogame de aventura clássico, tipo um Pitfall, em que você tem que superar fases. Evitar os mosquitos, fugir dos cachorros que, dizem, têm raiva (um deles me atacou!), e evitar as anêmonas negras venenosas que ficam nas pedras de algumas praias (o único conselho que o guia que comprei me dá em caso de picada é: vá imediatamente para o hospital).

11) Superando tudo isso você é um herói e pode aproveitar as belezas desse balneário que é tão quente, mas tão maravilhosamente quente que os chocolates ficam nas geladeiras dos supermercados. 

A paradisíaca ilha Orak/Marcelo Alves
12) É obrigação pegar um barco e ir nadar em três ou quatro paraísos da região. Em especial a ilha Orak, que tem aquela água tão cristalina, mas tão cristalina que vemos o até a âncora no fundo e temos a impressão que o barco está flutuando.  Dá para ver tudo lá embaixo. Pedras, areia, e até peixinhos. Portanto, não tente mijar. Além de feio, deselegante e romper com o equilíbrio do meio ambiente, você será denunciado pela transparência da água.

13) Bodrum tem um kebab especial. É uma espécie KEBAB À ROLÊ. Aquela carne que vai girando no espeto é entrecortada por camadas de cenoura e batata. É bom, viu. 

14) A cidade também tem uma padaria com um doce que é um ESCÂNDALO. O problema é que nenhum marketeiro deu um nome para ele. Ou seja, é copo de chocolate com banana, copo de morangos. Depende do que você pedir. Todos são magníficos. Custa dez liras e vale cada centavo. 

15) O padrão turco de simpatia visto em Istambul se repete na cidade. Gente, alegre, feliz, prestativa, educada, de bem com a vida é que ajuda o próximo. Como não amar a Turquia?

16) Bodrum tem um time, o Bodrumspoor. Ele disputa a QUARTA DIVISÃO do país, tem as cores verde e branco e é uma espécie de Ameriquinha da cidade. Quando eu estava perdido procurando o estádio, um turco me deu a indicação para seguir por uma rua que eu logo veria o estádio, pois era grande. Quando eu cheguei lá, era um negocinho para no máximo dois mil lugares, grama sintética, arquibancadas metálicas e um lugar em que entrei, tirei fotos e sai sem ser visto. Muito roots. 

17) Por outro lado, como foi difícil encontrar uma camisa do time. Andei a cidade inteira (e quando se trata de Bodrum isso não é uma metáfora) atrás de uma e sai de lá frustrado. Um vendedor disse que era muito difícil encontrar porque "era um time muito pequeno". Mas se alguém viajar para lá, ficarei muito agradecido e pagarei por uma camisa tamanho XXL, por favor. 

18) A cidade tem um castelo muito maneiro que é de 1406. Sim, não havia nem Brasil naquela época. Dos mais legais que já visitei. E se você se posicionar no lado oposto ao do castelo, perto da boate Halikarnas, verá um belíssimo pôr do sol. 

19) Bodrum tem sorvetes melhores do que Istambul. Mas a praga do Dondurma também se fez presente e a touristada cai nas brincadeiras do vendedor de um sorvete que é o pior do mundo. 

20) Eu não sei qual é o índice de criminalidade da cidade, mas a julgar pelas mercadorias expostas nas calçadas enquanto os donos dos mercadinhos ficam lá dentro numa boa deve ser ridículo. Para não falar na casinha de bonecas que é o "presídio". 

Conclusão:

Voltaria para Bodrum? Com certeza. Apesar do estranhamento inicial e do clima uhuuu pegação, o lugar também pode ser um paraíso de tranquilidade, paz e amor. 

Moraria em Bodrum? Sim, mas somente por mais 35 anos. Depois disso, acho que não teria forças para correr de eventuais ataques de cachorros malucos. 

Semana que vem, voltamos com mais Corneta Travel.

Nenhum comentário: