quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Harry Potter

Harry Potter e seus amigos
Há quase dois anos, duas amigas impuseram-me um desafio. Ler todos os livros e ver todos os filmes de Harry Potter. Finalmente, eu li e vi tudo. E agora é chegado o momento do malemolente, enorme e ICONOCLASTA balanço final.
Para começo de conversa, uma pergunta: como vocês ficaram fãs de um livro que incentiva a evasão escolar (pelo menos seis personagens abandonam a escola sem concluir o ensino médio), a falta de estudo (em sete anos, Harry nunca leu "História da Magia", um livro básico) e o alcoolismo entre jovens, pois desde a infância eles bebem cerveja amanteigada, que os livros dão claros sinais de que é alcoólica, e uísque de fogo? Para não falar na obsessão pelo suco de abóbora, um troço que é impossível de ser gostoso.
Em resposta ao famoso crítico literário Harold Bloom, que disse que Harry Potter era muito mal escrito, eu tenho a dizer que ele estava parcialmente certo (ou parcialmente errado, depende de como você vê o copo). Afinal, J.K. Rowling segue aquela receita de bolo de fubá da vovó do interior de Minas em quase todos os livros. Para piorar, ela perde tempo com bobagens, desvia o foco da história em momentos importantes e realmente tem passagens do livro muito mal escritas (ou talvez mal traduzidas, mas aposto na primeira opção). O maior exemplo disso está em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", cuja história em si é boa, mas muitas vezes mal executada em um livro cheio de passagens inúteis e desnecessárias. Talvez por isso o filme seja muito, mas MUITO melhor. Pois ele corta todos estes momentos pífios.
De um modo geral, a saga melhora quando Rowling resolve acrescentar novos ingredientes nas receitas do "Cálice de Fogo" e da "Ordem de Fênix". Sua escrita começa a atingir um fiapo de maturidade e até uma "certa inventividade" no "Enigma do Príncipe". O problema é que este livro perde muitos pontos porque boa parte dele parece um grande episódio de "Barrados no Baile". De bom mesmo, só quando ele resolve contar o passado de Voldemort e o seu final. Um final até certo ponto previsível, mas que não deixa de ser interessante.
Em geral, "A ordem de Fênix", "O enigma do príncipe" e "As relíquias da morte" sofrem do mesmo mal: excesso de gordura. Dava para contar umas 250 páginas de um, umas 200 de outro e umas 150 do último livro. J.K. Rowling gasta muita tinta com chorumelas ao invés de desenvolver melhor suas histórias. Um mal que ela conserva até no roteiro de "Animais fantásticos e onde habitam", diga-se de passagem. Se ela não tinha o que dizer, devia ter feito um livro mais enxuto como "O prisioneiro de Azkaban".
Diante dos acontecimentos do final do "Enigma do príncipe", o mínimo que eu esperava em "As relíquias da morte" era um roteiro do Tarantino, quase um "Bastardos Inglórios" teen. E realmente temos várias mortes no último livro. Mas o duelo final entre Harry e Voldemort é tão bunda mole que o livro revela-se um tantinho decepcionante. E mais uma vez o filme mostra-se muito superior neste momento do duelo final.
Precisamos também falar da absoluta falta de criatividade de J.K. Rowling nas "Relíquias da morte". Em três momentos do livro ela usa o MESMO artifício de colocar os personagens bebendo poção polissuco para entrar num lugar. É uma indelével pobreza de ideias que prejudica um livro que tinha tudo para ser muito bom, pois tinha uma história interessante, objetivos definidos, um vilão em vantagem e um herói um busca da afirmação, ao mesmo tempo em que reavalia a vida e o seu passado e é obrigado a fazer escolhas. Mas Rowling estraga tudo com questões menores, muito nariz de cera, pouco ritmo e um sem número de situações inúteis e diálogos pueris.
Outro problema na história como um todo é que Harry é um personagem medíocre. Um mala extremamente carente, cheio de mimimi e que não amadurece quase nada em sete anos. Ao invés de celebrar o fato de ter o maior bruxo do seu universo como mentor e protetor, e, ao invés de pensar em como esses momentos foram incríveis, ele só consegue reclamar que Dumbledore não compartilhou a vida com ele, que a vida é injusta, o mundo é um 7 a 1 desde que nasci, blá-blá-blá. Porra, ele queria um professor ou uma esposa?
Se o Harry é medíocre, o Rony, seu melhor amigo, é um dos piores personagens da história da literatura mundial. Rony é burro, tapado, limitado, só tem péssimas ideias, não evolui, erra constantemente, não amadurece e não é útil em praticamente nada relevante na história. Seus feitos são, em geral, periféricos e esquecíveis. O auge da sua bundamolice acontece no sétimo livro, quando o VOLDEMORT'S REICH está estabelecido, todas as instituições estão ocupadas, os jornais estão alinhados com o governo golpista, sobreviver é preciso e o mané só quer saber de comida. Coitada da Hermione, que teve que aturar esses dois por anos. Haja terapia para resolver isso.
Melhores personagens:
1- Snape - o que tinha o melhor arco dramático, o de histórias mais interessantes, o mais ambíguo e profundo. Não é a toa que no cinema teve que ser vivido por um ator do calibre do Alan Rickman. Urge um spin-off do Snape!
2- Hermione - Ela é tipo o Ptolomeu da "Escolinha do professor Raimundo", aquele que o Chico Anysio sempre falava: "Queria ter um filho assim". Mas lhe falta um pouco de malemolência para não ficar apenas presa ao que dizem os livros. Eu lamento apenas que no sexto livro ela tenha virado uma babona pelo Rony, o que não combina com a sua personalidade forte, decidida e independente. Principalmente, porque era pelo Rony, um desperdício de ser humano.
3- Luna - Se tem alguém de quem eu queria muito ser amigo é a Luna. O seu jeito emaconhado e diferenciado de ver a vida me conquistou. Merecia mais espaço.
4- Gina - No início, eu detestava a irmãzinha Weasley, mas conforme ela foi crescendo e aparecendo, ganhou a minha simpatia.
5- Neville - Sempre nutri alguma simpatia por esse nerd esquisito e aparentemente o único que gostava de estudar herbologia. É um bom coadjuvante e que ganha um protagonismo no último livro.
O racismo élfico - pega muito mal nos filmes a exclusão do Dobby, cujos feitos caem no colo do Neville nos filmes 4 e 5. Mas ao menos o elfo mala brilha no último filme.
Maior erro de J.K. Rowling - não ter juntado o verdadeiro e único casal possível: Hermione Granger e Harry Potter. E não venham de mimimi porque a própria escritora já admitiu que isso foi um erro.
Prêmio cisne dourado - Gina era uma mala sem alça quando surgiu, mas como o passar do tempo ela evoluiu, amadureceu e ninguém pegou mais gente na escola que ela. Passou o rodo em geral enquanto Harry ainda era BV. E mesmo depois que Harry deu o primeiro beijo (que no cinema gerou uma das piores cenas de beijo da história), Gina continuou sem tomar conhecimento das rivais. Ela realmente é a metáfora do patinho feio que virou cisne.
Ranking dos livros:
1- Harry Potter e o Cálice de Fogo
2- Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban
3- Harry Potter e as relíquias da morte 
4- Harry Potter e o enigma do príncipe
5- Harry Potter e a ordem de Fênix
6- Harry Potter e a câmara secreta 
7- Harry Potter e a pedra filosofal

Ranking dos filmes:
1- Harry Potter e as relíquias da morte - o diretor David Yates e o roteirista Steve Kloves conseguiram uma façanha: tirar toda a mediocridade do livro e o transformar num filme até bom. Não tem o mimimi do Harry, são cortadas todas as partes insignificantes, é retirada a trama desnecessária do Dumbledore e as cenas de ação são melhores - nota 7.
2- Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban - O Alfonso Cuarón devia ter feito todos os filmes. Ele tirou toda a gordura do livro e focou no essencial. E algumas passagens ficaram melhor no filme do que no livro - nota 7
3- Harry Potter e a ordem de Fênix - Um filme que dá algumas soluções interessantes para o calhamaço escrito por Rowling na primeira metade, mas a coisa desanda um pouco na segunda metade e o David Yates toma algumas decisões que eu considerei equivocadas. - nota 5,5.
4- Harry Potter e o enigma do príncipe - Corta muito bem boa parte dos momentos "Malhação" e dá uma boa opção pela sua pegada sombria, que condiz com o momento da história, mas falha dramaticamente em incluir cenas que não existem no livro, optar por saídas ruins para algumas tramas e por ter um final picolé de chuchu, omitindo toda a cena de combate - nota 4,5.
5- Harry Potter e a câmara secreta - Acelerado, superficial, não explora os bons momentos do livro e as cenas capitais ainda são ruins - nota 4.
6- Harry Potter e a pedra filosofal - Um filme com problemas de edição e ritmo que consegue ser inferior a um livro que nem é grande coisa - nota 3,5.
(Abismo enorme)
(Grand Canyon)
7- Harry Potter e o cálice de fogo - É uma das piores coisas já feitas na história do cinema mundial. Só comparável a "Titanic" e "Tropas Estelares" - nota 1.

Nenhum comentário: