quinta-feira, 9 de março de 2017

Um Wolverine de primeira

Logan velho de guerra
Nunca achei ruins os filmes já feitos para o Wolverine. Tampouco eles eram espetaculares. Embora o Hugh Jackman desde sempre se mostrasse perfeito para o papel, os filmes não faziam completamente jus ao seu bom trabalho com o personagem. Pelo menos até "Logan" entrar em cartaz. 

Dirigido por James Mangold, mesmo diretor de "Wolverine imortal" (2013), "Logan" é melhor epitáfio para a triste saída de cena de Jackman para o personagem. Esperamos, torcemos DESESPERADAMENTE para que o ator reconsidere. Não deve existir ninguém mais perfeito e poucos captaram melhor a alma de um herói dos quadrinhos quanto Jackman fez com Wolverine. 

"Logan" se passa num futuro não tão distante. É logo ali em 2029. Os Estados Unidos estão um tanto perdidos, acabados, passando do prazo de validade. O que oito anos de governo Trump não fizeram com essa nação? 

Logan também não é mais o mesmo. Depois de 120 anos de vida, seu fator de cura já não age com a mesma velocidade de outrora e ele começa a demonstrar pequenos sinais de velhice como cabelos e barba grisalhos e dificuldades para ler. 

Nosso herói é um homem amargurado como sempre soubemos que ele se tornaria. Seus amigos se foram, vários deles mortos pelo professor Xavier (Patrick Stewart) num acidente de grandes proporções causados pelos seus primeiros sinais de demência. Enfim, é um futuro em que não há mais Jean Grey para ele dar em cima, nem Scott Summers para ele chamar de mauricinho babaca. É um mundo sem Mariko. Como não ser amargurado se não há mais Mariko?

Mas Logan é o melhor no que faz. E atualmente isso se resume a tirar uns bons trocados como motorista de limusine. É o que deu para arranjar em 2029. Mas a sua paz será encerrada quando Laura (Dafne Keen, atriz que rosna que é uma beleza e parece se divertir muito em cada cena de ação do filme) cruza o seu caminho. 

Laura é uma mutante "muito parecida" com Logan, como Charles faz questão de lembrar. E o próprio percebe em suas primeiras demonstrações de fúria. Sem falar nas garrinhas que saem de seus punhos angelicais. 

É claro que Logan vai se meter em roubada, mas o que ele deve fazer? Com mercenários liderados pelo tal de Pierce (Boyd Holbrook) sedentos por sangue no seu encalço depois que a Laura cruzou o seu caminho só o que lhe resta é correr para o Éden dos mutantes antes ele seja tarde demais. 

"Logan" é bem diferente dos filmes anteriores do Wolverine e dos X-Men. É mais violento, por exemplo. A carnificina do Wolverine é bem mais realista. O filme também reflete sobre um futuro sombrio para os mutantes e a humanidade. É a perfeita despedida e o filme que Jackman precisava para o seu talento em interpretar o personagem. Ainda que a Corneta espere que ele reconsidere a decisão. Enquanto isso, Wolverine levará uma nota 8,5

Nenhum comentário: