sábado, 18 de junho de 2016

Um cânone particular

William Shakespeare
Certa vez, uma amiga me fez um desses desafios que volta e meia surgem no Facebook para apontar bandas favoritas, comidas favoritas, livros favoritos, etc... Dessa vez era para apontar os autores que eu mais apreciava. Gostei de fazer, pois apontou uma tendência variando entre os clássicos e textos de espionagem/suspense. Além da eterna paixão, os quadrinhos.

Dentro dessa reflexão sobre quem faria parte do meu cânone particular hoje, coube algumas surpresas e outras figuras que sempre estiveram rondando minhas leituras. Talvez daqui a um tempo outros nomes entrem no lugar desse top-20. Alguns saiam. Mas acho que hoje esta seria a coletânea de autores que eu levaria para uma ilha deserta para não me sentir tão isolado.

1. William Shakespeare - porque é Deus, porque suas tragédias são incríveis e o solilóquio de "Hamlet" está entre as coisas mais maravilhosas que já li na vida. 
2. Friedrich Nietzsche - Porque ele é pura pulsão de vida, experimentação, entrega e intensidade. 
3. Jean-Paul Sartre - porque só Sartre arranca a alma do seu corpo e te deixa vagando moribundo pelas ruas. 
4. Fiódor Dostoiévski - porque ninguém sofre e carrega uma cruz como esse russo.
5. Franz Kafka - porque a vida é um absurdo. 
6. Platão/Sócrates - O Chico Xavier que psicografou a vida e a obra deste que é um dos maiores homens da história humana: Sócrates. 
7. Francis Scott Fitzgerald - "O Grande Gatsby" foi o primeiro livro que "roubei" da biblioteca do meu pai. Depois veio "Suave é a noite" e não parei mais de mergulhar na escrita fascinante desse americano. 
8. Umberto Eco - porque "Apocalípticos e Integrados" e "A obra aberta" me deixaram pirado. E porque ele me explicou o motivo pelo qual o Superman não casa com Louis Lane. E não é porque a sogra é megera! 
9. Ian Fleming - porque James Bond é sagrado. E profano. 
10. George R.R.Martin - porque "Game of Thrones" foi um divisor de águas na minha vida e agora estou encantado pelo livro. 
11. John Le Carré - nunca te li, sempre te amei... nos filmes e nas séries. Mas eu vou corrigir essa falha. 
12. Frank Miller - O Papa, o Midas dos quadrinhos.
13. Truman Capote - Porque o new journalism é uma paixão infelizmente pouco exercida por mim. 
14. Arthur Conan Doyle - porque Sherlock Holmes é um personagem extremamente querido desde a infância. 
15. Leon Tolstói - porque eu tenho uma tara por mulheres adúlteras (só na ficção)
16. Gustav Flaubert - porque eu realmente tenho uma tara por mulheres adúlteras (vale ressaltar, só na ficção).
17. Pablo Neruda - meu representante da poesia e do amor. 
18. Oscar Wilde - porque é preciso respeitar quem tem um túmulo todo beijado e com marcas de batom. 
19. Haruki Murakami - Sua escrita me pegou de jeito e anseio pela leitura dos outros dois volumes de "1Q84".
20. Virgínia Woolf - por todo o seu lirismo. E ai de você se vier com papo de que é escritora de mulherzinha.

Nenhum comentário: