segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Lisboa facts - Semana 1

O por do sol no Rio Tejo
Uma semana de aventura em Lisboa. O suficiente para acumular uma série de informações malemolentes e de pouca ou nenhuma relevância.
1- Para começo de conversa é uma cidade estranha. Tem um monte de pastelaria, mas nenhuma vende pastel e caldo de cana. Só bolinho de bacalhau e empadinha doce.
2- Mas quem liga para estes detalhes quando você sabe a hora que o trem e o metrô vão passar e eles realmente passam? Isso gera uma economia de tempo de chorar de emoção.
3- Por falar nisso, já são sete dias sem engarrafamento.
4- Lisboa, vocês sabem, é a Série B da Europa. Ou seja, é uma cidade cheia de pombos. Infelizmente ainda não consegui evoluir para o momento chique e phyno de morar numa cidade cheia de CORVOS. Um dia, quem sabe.
5- Dom Pedro I tem uma estátua imponente de 27,5 metros de altura, mas não tem muita moral. Aqui, ele sofreu tantos rebaixamentos quanto o Vasco e é Dom Pedro IV.
6- Eu descobri, inclusive, que o Dom Pedro I original, the one and only, viveu no século XIV e era cruel, mau feito pica-pau mesmo. Tinha uma amante galega chamada Inês que foi assassinada a mando do pai, Dom Afonso IV, "O Bravo". E o que ele fez em retaliação? Entrou em guerra contra o próprio pai, saqueando e queimando a região de Entre-Douro-e-Minho, e só parou quando Afonso entregou o poder para Pedro. E ainda organizou um mega banquete para si mesmo em que, enquanto comia, assistia aos assassinos da amante contratados pelo pai tendo os seus corações arrancados pelo peito de forma brutal. Isso é digno dos piores castigos vikings. Pedro também puniu com pena de morte a prática de advocacia, afinal, ele era a lei, e, last, but not least, exumou o corpo da amante para coroá-la rainha obrigando todos os nobres de Portugal a beijarem as mãos do cadáver no processo de coroação pós-vida. Era isso ou o nobre ia para a vala. Ou seja, Pedro I era uma espécie de Ramsay Bolton português.
7- Não é à toa, portanto, que Pedro I tinha as seguintes alcunhas: "O Cruel", "O Justiceiro", "O Vingativo", "O Tartamudo", "O até o fim do mundo apaixonado".
8- Mas apesar de seus pequenos acessos de fúria, Pedro I, era muito bem quisto pelo povo, pois ajudou os mais pobres e trouxe desenvolvimento econômico e paz. Também né? Quem iria desafiá-lo? O rei também gostava de se misturar ao povão nos festejos, onde cantava e dançava. Ou seja, quando não era o cão chupando manga, era um fanfarrão. Como prêmio, Pedro I ganhou uma estátua em Cascais de frente para o mar.
9- A água do Oceano Atlântico é de congelar os ossos mesmo. Negócio de praia é inviável aqui. Só o Night King consegue frequentar de boa.
10- Você sabe que o Brasil é filho de Portugal quando começa a lidar com as burocracias locais. É um tal de precisar de um documento para tirar outro documento, mas só conseguir tirar um documento depois de tirar o primeiro documento.... maior cachorro correndo atrás do rabo o tempo todo.
11- Você também sabe que o Brasil é filho de Portugal ao ver que as pessoas, tal qual no Rio, não te esperam sair de um vagão do metrô para poderem entrar. Elas gostam de tudo ao mesmo tempo. Pelo menos ainda não vi aquela correria feito estouro da boiada que eu via quando pegava o metrô em BotaSoho.
12- Jonas parece que é ídolo mesmo do Benfica. Sempre aparece nos merchans do metrô.
13- O desafio em Lisboa é evitar o vicio no pastel de nata. Por enquanto, estou perdendo essa batalha.
14- Você sai do Brasil, mas fica difícil o Brasil sair de você quando você anda pela cidade e vê Rua Augusta, Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal e uma região chamada Caxias. E que tem praia.
15- Ainda não comi bacalhau. Falha grave que precisa ser corrigida.
16- E o mestrado? Puro desespero. Só de leitura obrigatória são 2,5 mil páginas em três meses. Bom, ninguém disse que ia ser fácil.
17- Graças aos deuses ainda está calor. Mas... the winter is coming. #Medo
18- Trilha sonora da semana: "Advice for the young at heart" (Tears for Fears) 

Nenhum comentário: