sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Best Of 2016 - Música

Mick e Keith: duas lendas/Marcelo Alves
Quando você menos espera, está chegando o fim do ano. E com ele, a tradicional série de listas do Best Of, com os destaques e a bomba de 2016. Foi um ano de poucos shows, mas de muita qualidade, tornando a organização do top-5 desafiadora. Como não vi um show propriamente ruim, 2016 não terá o concerto bomba atômica para espinafrarmos.

Mas vamos a lista dos melhores shows do ano.

5º lugar – Black Sabbath – É o fim. Acabou. Quem viu, viu. Quem não viu, agora só em DVD. O Black Sabbath veio ao Brasil para um último show de sua última turnê, “The End”. Ver Toni Iommi pela última vez foi incrível, Ozzy continua o mesmo de sempre, mas pareceu um pouco menos louco do que em outras oportunidades. Nem jogou água na galera. O show de dezembro também foi um pouco mais enxuto em comparação com o de 2013, mas a competência da banda era a mesma.

Garbage no Circo/Marcelo Alves
4º lugar – Garbage – Foi tanto tempo esperando o Garbage tocar no Brasil que parecia impossível que o show fosse ruim. Mas Shirley Manson e sua trupe nos entregaram um show épico no Circo Voador em dezembro. Tocaram os clássicos, tocaram as músicas do disco novo, “Strange little birds”, e receberam em troca uma plateia das mais empolgadas. Foi sensacional. Voltem sempre.

3º lugar – Iron Maiden – Em março, o Iron trouxe ao Brasil a turnê do bom disco “Book of souls” e o resultado foi a competência de sempre do grupo de Bruce Dickinson e Steve Harris. O Iron fez daqueles shows impecáveis no HSBC Arena que será lembrado mesmo pelos fãs que já viram mais de dez shows do grupo inglês.

O Guns em grande forma/Marcelo Alves
2º lugar – Guns N’Roses – O Guns devia ao Brasil um show do nível do Guns que os brasileiros conheceram no Rock in Rio de 1991, No ano em que Axl Rose e Slash se entenderam e se juntaram a Duff McKeagan para uma turnê com a  formação clássica da banda, os fãs encontraram um excelente concerto no Engenhão, palco do show da turnê “Not in this lifetime”, em novembro. Dessa vez, Axl se preparou para não fazer feio diante dos seus colegas e cantou muito bem, despejando todos os clássicos da banda e algumas desnecessárias canções do “Chinese Democracy”. Foi o único ponto fora da curva de um show muito bom.

O melhor do ano – Rolling Stones – ÉPICO, É o único adjetivo que eu consigo pensar quando lembro do show dos Stones no Maracanã em fevereiro. Verdadeiramente, eu não esperava uma banda tão afiada. Afinal, eram setentões. Poderia ser um daqueles espetáculos com o Mick Jagger jogando para a galera e tudo bem. Mas não. Os Stones mandaram um show impecável e de lavar a alma. Enfileiraram clássicos e cantaram até a música mais nova, a ótima “Doom and Gloom”. Foi definitivamente o grande show de 2016.

Amanhã é a vez do Best of Cinema.

Nenhum comentário: