segunda-feira, 13 de maio de 2019

"Game of Thrones" - a vingança de Daenerys

A coisa vai ficar feia
Vocês estão em choque? Eu estou em choque. Muito em choque. É tudo o que o episódio “The Bells”, penúltimo desta derradeira temporada de “Game of Thrones” me causou
Neste episódio vimos simplesmente que ACABOU O AMOR. Agora é só REVENGE AND PAIN. Não podemos dizer que não era uma pedra cantada há tempos. Mas ainda assim, estou em choque.
Novamente dirigido por Miguel Sapochnik, nosso especialista em batalhas em “Game of Thrones”, este episódio foi claramente inspirado em “Burn”, do Deep Purple. Todo o enredo está na letra de David Coverdale e seus parças:
“The sky is red, I don’t understand/ past midnight I still see the land/ People are sayin’ the woman is damned, / she makes you burn with a wave of her hand. / The city’s blaze, the town’s on fire/ the woman’s flames are reaching higher/ We were fools, we called her liar/ All I hear is – “Burn!”
“I didn’t believe she was devil’s sperm/ She said: “Curse you all, you’ll never learn! / When I leave there’s no return”/ the People laughed till she said: “Burn!”.
E assim se fez….
(E A PARTIR DE AGORA MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR NAS LABAREDAS DE SPOILERS DESTE POST)
  1. 1. Sabíamos que o episódio de hoje seria o grande churrasco de King’s Landing. Mas…. Jesus and Mary Chain! Precisava ser com requintes de crueldade?
  2. 2. Resposta: precisava. Do contrário não seria “Game of Thrones”.
  3. 3. Ficamos em choque. E por que ficamos em choque se Daenerys fez exatamente o que anunciou que faria no início do episódio? Porque a gente finalmente confirmou as expectativas que vinham se desenhando há alguns anos. A mocinha não era tão mocinha assim na sua sede pelo poder. E mostrou NO MERCY. Foi cruel, fria, calculista. Disse que se não vai governar pelo amor, será pelo medo. E assim foi feito. E lembraremos para sempre de Daenerys Targaryen.
  4. 4. Impossível não ficar incomodado com a maneira cruel com que Daenerys incendiou a cidade. Vai demorar para Dubrovnik se reconstruir.
  5. 5. Quando eu via o dragão destruindo as muralhas eu só pensava: Ainda bem que eu andei e tirei foto ali em cima antes disso.
  6. A pergunta que fica é: ainda tem trono para sentar?
  7. 6. E pensar que tudo parecia correr bem em King’s Landing. A estratégia que cobramos foi feita por Dany. Pegou todo mundo por trás, detonou um por um todos os escorpiões e deixou os soldados da Golden Company mijando nas calças.
  8. 7. Tudo caminhava bem. Os soldados se renderam, os sinos tocaram. Mas Dany pensou que NOTHING ELSE MATTERS. Colocou o black álbum do Metallica para tocar, resolveu dar um basta e disse: “VOU QUEIMAR A PORRA TODA!”. E assim foi feita a sua vingança e iniciou o reinado pelo medo porque “ninguém me ama, ninguém me quer”.
  9. 8. Vocês repararam na cara do Jon Snow quando viu o que estava acontecendo? Foi exatamente a cara que nós fizemos diante da TV. Jon Snow representava a gente nessa batalha e a nossa sensação de choque diante do que víamos.
  10. 9. Espero que ao menos neste momento Jon tenha reconsiderado o seu mantra eterno: “Eu não quero! Eu não quero!” Não tem que querer, cara. O trono é uma obrigação. Sentar no trono é tipo criança comendo vegetais.
  11. 10. Rest in peace, Varys. Sabíamos que suas intenções eram nobres. Foi de cortar o coração a despedida com o Tyrion. Será que algumas das suas cartas chegaram nas Ilhas de Ferro ou Dorne? Porque agora tem que tirar a Daenerys do poder.
  12. 11. E o Clegane Bowl? Excelente! Como é difícil matar o Montanha! E tudo com as cenas da Arya. Um dos bons momentos deste episódio.
  13. 12. Também foi tocante o momento em que Sandor protege a Arya pela última vez. No fim, tendemos sempre a achar que o herói vai até o fim no seu objetivo, e ali Arya percebeu que era melhor viver a buscar uma vingança que não necessariamente saciaria a sua sede.
  14. 13. Mas essa foi uma reflexão feita friamente. Na hora eu fiquei é frustrado mesmo, pois queria ver a Cersei assassinada e não chorando.
  15. Aliás, rest in peace Cersei. Você foi uma verdadeira lenda.
  16. 14. O que não foi possível aturar foi aquela briga chinfrim entre Jaime e Euron. Todos nós perdemos com aquela cena.
  17. 15. Porém, rest in peace, Jaime. Você foi amado em sua morte.
  18. 16. Quantas vidas tem a Arya? Porque ela foi soterrada 75 vezes! Comeu cinza até de Pompeia e saiu lá linda e maravilhosa montada num cavalo branco.
  19. 17. Está cada vez mais claro que “Game of Thrones” devia ter parado na sexta temporada e continuado depois que o Martin terminasse os seus livros. A falta do material literário fez as duas últimas temporadas navegarem entre incertezas e pontas soltas que acabam por gerar muitas críticas. Problemas estes que ficarão para sempre. Paciência. Pelo menos ainda temos episódios bem filmados como este.
  20. 18. Aguardemos os livros. A verdadeira história – ou uma versão que tendemos a acreditar que seja mais bem delineada – ainda está para ser contada.
  21. 19. Só falta um episódio. Sentirei saudades.
  22. 20. Cotação da Corneta: nota 7,5.

Nenhum comentário: