quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ilha Grande facts


As Ilhas Botinas, uma das belezas de Ilha Grande/Marcelo Alves
A Corneta Travel and Adventures, divisão de viagens e aventuras da Corneta Enterprises, aproveitou o desemprego que insiste em marcar presença para IMISCUIR-SE em mais um lugar deste Brasil em busca de observações malemolentes e verdades irrelevantes. A vítima da vez é Ilha Grande, está ilha que faria fronteira com Angra dos Reis se não fosse uma ilha, é claro. E aqui está o que só eu vi.
1- Ilha Grande é conhecida por alguns de seus moradores como o PENICO de São Pedro. Diz a lenda que é pelo seu tempo peculiar. Chove quando dá na telha, faz sol quando dá na telha. Fica nublado quando dá na telha. É uma ilha de personalidade própria e com alma de adolescente, que acha que só faz o que está a fim de fazer. Logo, não segue a lógica climática do continente. Seja ele Angra dos Reis e o Rio de Janeiro ou São Paulo, que fica ali pertinho.
2- Portanto, antes da previsão do tempo do IPhone, seus moradores confiam numa coisa mais rústica para saber como será o dia. Trata-se do BURACO DA VELHA. Vem a ser uma cavidade no alto de uma montanha, à esquerda do BICO DO PAPAGAIO, de onde sopram os ventos do mar aberto, que eu chamarei de sopro de Poseidon. Se ali, o céu estiver azul, será um dia de sol. Se vierem de lá nuvens ameaçadoras, esquece. Fica no seu quarto e pega o Banco Imobiliário para jogar porque vai chover e você não terá mais nada o que fazer por lá.
3- Vila do Abraão é a, digamos, capital de Ilha Grande. Tem 5 mil habitantes, pouquíssimas ruas asfaltadas e tantos restaurantes quanto firmas que organizam passeios de barco. Esse, aliás, é o grande negócio da ilha, a sua locomotiva econômica. Mas tome cuidado com picaretas.
4- A Vila do Abraão, aliás, não tem esse nome por uma questão bíblica. Diz o Novo Testamento, leia-se a Wikipédia, que seu nome tem origem no português arcaico em que a expressão "abra" significava "enseada". Logo o nome faria referência à grande enseada que nos recebe quando chegamos de barco.
A bela Lagoa Azul de Ilha Grande/Marcelo Alves
5- Eu não vi um único banco durante a caminhada por Abraão. Como os ilha-grandenses fazem seus negócios? Só cartão de crédito? Guardam dinheiro embaixo do colchão? Viajam até Angra só para fazer um saque no caixa eletrônico? Não perguntei. Às vezes, a dúvida no ar é mais interessante para a narrativa do que a resposta precisa.
6- Também não vi McDonald's e Lojas Americanas, o que prova que a ilha conserva suas características singulares e não cai na mesmice sócio-econômica.
7- Ilha Grande é ecológica. Lá, carros não são permitidos. Os meios de transporte são a caminhada e os táxi boats.
8- Que preços surreais, amigos. Qualquer almocinho despretensioso na ilha, qualquer café da manhã um pouco mais elaborado fazem-no ser obrigado a vender um rim para comer.
9- São muitas praias. Logo, é impossível conhecer tudo assim em tão pouco tempo. Mas destaquemos as Ilhas Cataguases, as Ilhas Botinas, a Lagoa Verde e a Praia do Iguaçu, que realmente foi uma das mais agradáveis desta curta viagem e onde eu tenho muita vontade de voltar.
10- Já a Praia do Dentista foi um tratamento de canal na alma. É bem bonita, mas muito depressiva com a grande quantidade de iates e lanchas de ricaços. Tipo, eu não tenho sunga para frequentar essa praia. Claramente foi a área de maior PIB dessa jornada.
11- Todo lugar do mundo parece ter uma Lagoa Azul. Só eu já nadei numas três, o que já é mais do que a Brooke Shields. Ilha Grande também tem a sua. Mas o azul só deve aparecer com uma luminosidade bem específica. Eu vi é muito verde. Bom, mas naquela antiga polêmica do vestido eu só via branco e dourado. Vai ver o problema é meu.
A linda Praia do Iguaçu e seu pôr do sol/Marcelo Alves
12- Toda viagem que se preza precisa de uma descoberta ou um aprendizado ou uma experiência diferente. Nesta jornada por Ilha Grande eu descobri uma coisa circense, malabaristica e extremamente plástica chamada ACROYOGA. Fui até convidado a experimentar uma pose e, após hesitar, senti-me encorajado pelo espírito aquariano da transposição de barreiras para aceitar o desafio. Resultado? Sobrevivi para contar essa história e dizer que estou fascinado por esse cirque du soleil meditativo.
13- Tanto que fui pesquisar mais sobre o assunto e descobri que alguns recomendam a pratica da yoga na sua versão acro depois de seis meses de pratica da yoga tradicional, a, digamos, yoga papai-mamãe. Só que ao viver a minha primeira experiência empírica eu parti logo para essa yoga subversiva e desbravadora. Isso deve configurar algum tipo de genialidade. Eu só não sei qual.
14- Um feito dessa viagem foi ter circulado por Angra dos Reis e Ilha Grande sem ter visto nenhum ricaço famoso. Nada de Luciano Huck, nada de Sérgio Cabral (por motivos óbvios), nada de Neymar (por motivos ainda mais óbvios). Mas eu vi o casarão e o enorme terreno de um famoso e histórico empresário do ramo de jogos de azar que era coisa do outro mundo. Dinheiro não compra felicidade, mas deixa a vida bem jeitosinha.
15- Eu posso não ter visto celebridades, mas vi muitas daquelas mulheres que figuram na área laranja de um famoso site brasileiro. Eu achava que elas não existiam. Mas elas existem, são de carne e osso e fazem mesmo aquelas fotos com o bumbum empinadinho em primeiro plano na paisagem paradisíaca. Consigo até imaginar as postagens com a hashtag #gratidão.
16- Em menor escala, mas também com seu destaque, avistamos também os espécimes machos da área laranja de um famoso site brasileiro. São os tipos fisiculturista que adoram fazer pose quase beijando os próprios músculos. Estudar a humanidade realmente é fascinante.
17- E já que estamos falando de biologia, outra grande descoberta dessa viagem foi que o mar é lindo, mas é um grande plagiador. Não tem nenhuma originalidade. Pois nele há crustáceos que são chamados de baratas e peixes que são chamados de cães. Sendo que estes nomes já foram dados para insetos e mamíferos, respectivamente. Enfim, cadê o batismo-arte? O batismo-moleque? O mar fica só nesse batismo de resultados.
A beleza do mar nas Ilhas Cataguazes/Marcelo Alves
18- O meu fim de semana foi bom, mas acho que nada supera o fim de semana da festa de arromba "Antônia faz 8.0 e Keite faz 2.7" que agitou algum ponto da ilha. Eu só vi a grande massa, tipo um quinto da torcida do Flamengo, embarcando para Ilha Grande usando abadás e provavelmente carregando muita carne de churrasco, coxinhas, quibes e empolgação para este evento épico ao qual infelizmente não fui convidado. Tenho certeza que a festa foi maravilhosa.
19- O que combina com sol, praia e mar? Música, é claro. E a noite nos brindou com uma moça carismática cantando descalça feito uma Joss Stone ilha-grandense acompanhada pelo violão de um músico que tinha um quê de Richard Gere. Foi uma night de muitos covers e agradável. Até que surgiu um cara que é uma celebridade na ilha cantando um reggae que repetia a frase "Qual é o preço da liberdade?" com uma série de onomatopeias. Por que, Brasil? Por que o reggae não parou no Bob Marley?

20- Cotação da Corneta: 
Voltaria para Ilha Grande? Com certeza. Eu tenho tara por Ilhas e a ilha é... grande. Ainda há muito a explorar entre praias e trilhas que gerariam até uma Corneta 2.
Moraria em Ilha Grande? Não. A menos que eu tenha um salário nababesco para me sustentar por lá.

Nenhum comentário: