domingo, 2 de dezembro de 2012

Comentários e a seleção do Brasileiro

Fred com a taça do tetra/Photocamera
O Fluminense se arrastou nas últimas três rodadas como um indivíduo que passou as últimas três semanas na night bebendo caipisaquê. Com a natural queda motivação, atenção e tudo o mais que impulsiona um time a conquistar um título, era natural que o tricolor se despedisse do Campeonato Brasileiro com duas derrotas e um empate e sem o tão falado recorde de pontos do São Paulo.

Mas é inegável que embora tenha estacionado nos 77 pontos contra 78 do tricolor paulista campeão em 2006, o Flu sobrou no campeonato e se despediu com méritos com a quarta estrela nacional no peito.

Desde que assumiu a liderança na 22ª rodada, a equipe de Abel Braga não a perdeu jamais apesar da corrida desenfreada do Atlético-MG para encerrar um jejum de 41 anos e da chegada perigosa e constante do Grêmio crescendo na reta final. Mas faltou tanto ao Atlético quanto ao Grêmio o que o Flu tinha de sobra: elenco. Não foram poucas as vezes que o Tricolor venceu sem Deco ou Fred, as duas maiores estrelas da companhia.

Por isso, o título ficou em boas mãos e o Fluminense tem time para brigar pelo pentacampeonato e pelo tão sonhado título da Copa Libertadores em 2013. Precisa apenas de alguns reforços. Principalmente na defesa. Embora ela tenha sido a melhor do torneio com 33 gols sofridos, mesmo número do Grêmio.

Dito isto, vamos ao que interessa. A seleção do Brasileirão de 2011. Óbvio que ela é dominada por Fluminense e Atlético-MG.

Diego Cavalieri, o melhor goleiro/Photocamera
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense) – Para muitos foi o melhor jogador do campeonato. Diego Cavalieri pegou até pensamento na campanha tricolor. Foram defesas milagrosas e decisivas para que o Flu levasse o seu quarto título nacional. Diego chegou no Flu no ano passado, mas demorou a conquistar a confiança da torcida e a vaga de titular. Quando esteve plenamente adaptado, agarrou a posição e não a largou mais. Foi tão importante que acabou convocado para a seleção brasileira. Foi disparado o melhor goleiro do campeonato.

Lateral-direito – Marcos Rocha (Atlético-MG) – A posição de lateral é um problema no futebol brasileiro, mas Marcos Rocha fez um belo campeonato pelo Atlético e merece figurar na seleção do Brasileiro.

Dupla de zaga – Gum (Fluminense) e Leonardo Silva (Atlético-MG) – A melhor defesa do campeonato tinha que ter pelo menos um representante. E Gum fez um belo campeonato. Falhou como todos, mas no final teve muito mais pontos positivos do que negativos. Ao seu lado outro zagueiro que fez um torneio irretocável. Leonardo Silva foi o melhor jogador de defesa do Atlético e merece estar na seleção.

Lateral-esquerdo: Cortez (São Paulo) – Carlinhos foi o escolhido da CBF, Anderson Pico esteve liderando a disputa pela Bola de Prata da Placar. Isso comprova que a lateral-esquerda não é uma unanimidade. A minha escolha acabou sendo o Cortez, que fez um bom campeonato pelo São Paulo.

Dupla de volantes: Paulinho (Corinthians) e Jean (Fluminense) – O volante do Corinthians foi um dos melhores jogadores do Brasil em 2012. Conquistou a vaga de titular na seleção brasileira e comandou o time paulista na Libertadores. Mas aqui o papo é Campeonato Brasileiro, certo? Sim, e Paulinho foi um dos destaques mesmo em um Corinthians que pouco fez no torneio, usado apenas como preparação para a disputa do Mundial deste mês. Já Jean foi responsável por arrumar o meio-campo do Fluminense. Defende muito bem, tem bom passe e sabe ir à frente. Foi um ajudante de luxo para Deco e Thiago Neves e fundamental na conquista do título tricolor.

Ronaldinho, destaque do Galo/Divulgação/Atlético
Dupla de meias: Bernard (Atlético-MG) e Ronaldinho (Atlético-MG) – Os dois jogadores do Atlético foram os principais responsáveis pela bela campanha do Galo no campeonato. Bernard foi a grande revelação do Brasileiro e Ronaldinho voltou a jogar muito bem depois que se transferiu do Flamengo para o clube mineiro. Foi a liderança técnica que conduziu o Atlético ao vice-campeonato.

Atacantes: Fred (Fluminense) e Wellington Nem (Fluminense) – A dupla de ataque tricolor merece desbancar Neymar, ainda que o atacante do Santos seja o melhor jogador do Brasil. Fred foi o artilheiro da competição com 20 gols e o craque do Campeonato Brasileiro com gols decisivos que ajudaram a garantir o tetra. Ao seu lado, Wellington Nem, que ganhou da torcida o apelido de “Messi de Xerém”, fez uma parceria incrível com o centroavante e foi decisivo na campanha tricolor.

Wellington Nem, decisivo no Flu/Photocamera
Técnico: Cuca (Atlético-MG) – Abel foi comandante do time campeão e Vanderlei Luxemburgo recuperou o prestígio com a ótima campanha do Grêmio, mas vou fazer uma opção pelo técnico que fez um time jogar um futebol mais envolvente e vistoso. Cuca é o nome. Responsável por fazer o Atlético voltar a brigar pelo título, o treinador armou um time que em alguns momentos do torneio dava gosto de ver jogar. Só falta mesmo ao técnico um título de expressão. Mas talvez ele esteja perto disso.

Concluindo – Então a seleção do campeonato ficou assim: Diego Cavalieri (Fluminense), Marcos Rocha (Atlético-MG), Gum (Fluminense), Leonardo Silva (Atlético-MG) e Cortez (São Paulo); Paulinho (Corinthians), Jean (Fluminense), Bernard (Atlético-MG) e Ronaldinho (Atlético-MG); Fred (Fluminense) e Wellington Nem (Fluminense). Técnico: Cuca (Atlético-MG). Em relação ao time do ano passado, permaneceram quatro jogadores: Cortez, Paulinho, Ronaldinho e Fred.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.