segunda-feira, 4 de março de 2024

Filmes e séries: destaques e decepções de fevereiro

Destaques:

🎞 “Anatomia de uma queda” (Anatomie d´une chute – FRA – 2023) – Filmaço, um belo debate sobre a noção do que é verdade e a forma de trabalho do judiciário baseado em declarações e não em provas irrefutáveis. Que filmaço de tribunal. O trabalho da diretora Justine Triet e da atriz Sandra Hüller são notáveis. Ambas foram merecidamente indicadas ao Oscar.

🎞 “Dias Perfeitos” (Perfect Days – JAP, ALE – 2023) – Dirigido por Wim Wnders, o indicado do Japão ao Oscar de filme internacional é um dos trabalhos mais bonitos do diretor. Super contemplativo e focado nos detalhes e nas pequenas ações do seu protagonista.

🎞 “Ficção Americana” (American Fiction – EUA – 2023) – O filme de Cord Jefferson me lembrou muito os roteiros de Charlie Kauffman, especialmente em “Adaptação” (2002), mas também com toda a crítica social por trás. É uma bela dramédia com ótimas interpretações de Jeffrey Wright e Sterling K. Brown.

🎞 “Eu Capitão” (Io Capitano – ITA, BEL, FRA – 2023) – Filme bem intenso e pesado sobre dois jovens que deixam o Senegal em busca do sonho europeu. A imigração é o tema desta jornada difícil dos protagonistas no filme dirigido pelo italiano Matteo Garrone.

🎞 “As 4 filhas de Olfa” (Les filles d´Olfa – FRA, TUN, ALE, ARS, CYP – 2023) – Documentário escrito e dirigido por Kaouther Ben Hania sobre o desaparecimento de duas filhas de Olfa Hamrouni, que foram recrutadas pelo Estado Islâmico e hoje estão presas na Líbia. Uma tremenda porrada.

🎞🍁 “Bob Marley: One Love” (Bob Marley: One Love – EUA – 2024) – Dirigido por Reinaldo Marcus Green, não é uma cinebiografia perfeita, mas gostei do recorte dela. Pegou um momento definidor da vida do artista e contou a história a partir daí e de tudo o que se gerou ao redor até o seu fim. As músicas são bem colocadas na história e não são uma mera playlist do cantor enquanto o filme acontece.

📺 “True Detective” (EUA, HBO) – Pode-se até dizer que a quarta temporada teve altos e baixos, mas a história criada por Issa López me pegou do início ao fim. E como é bom ver a Jodie Foster trabalhando.

Decepções:

📺 “Expatriadas” (Expats – EUA, Prime Vídeo) – Nicole Kidman sempre teve crédito comigo, mas ela está abusando. Esta já é a terceira série seguida que é uma decepção. Antes foi “The Undoing” (2020) e “Nove Desconhecidos” (2021). Mais uma vez interpretando uma mulher rica que vive uma tragédia, a atriz não consegue se salvar numa história de expatriados em que mesmo Hong Kong parece não ter a menor importância.

🎞 “A cor púrpura” (The Color Purple – EUA – 2023) – Imagina um musical que não tem uma única canção indicada ao Oscar. Foi o que aconteceu com “A cor púrpura”. O filme é chatinho. Prefiro mil vezes a versão do Steven Spielberg de 1985.

🎞 “Garra de Ferro” (Iron Clow – EUA, ING – 2023) – Tirando o fato de que eu nunca entendi o apelo do wrestling, o filme do Sean Durkin é aquela cinebiografia bem básica. Família tóxica, uma tragédia aqui e acolá, uma sucessão de eventos e tudo meio raso até o fim.

Nenhum comentário: