quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Grécia Facts

O Parthenon, em Atenas/Marcelo Alves
Finalizando a série de posts viajantes que começou com Istambul e passou por Bodrum, agora vamos ao Grécia Facts.

1) A Grécia, vocês sabem, é um monte de ruínas de civilizações milenares cercada de pequenas cidades por todos os lados.

2) O mundo devia adotar o Iasas como cumprimento universal. Nenhuma saudação te faz sorrir mais diante de alguém. Basta você testar em casa. Diga, Iasas, olá, Hello, Hallo, Bon Jour na frente do espelho e comprove que a saudação mais simpática, mais sorridente e que mais expõe a ARCADA DENTÁRIA é o cumprimento grego. 

3) Está para nascer povo mais simpático, alegre, gente boa e amável que o grego.

4) E poucos valorizam tanto a sua história. Não falo de Sócrates e Platão, mas a história de suas famílias. É um tal de quinta geração de produtores de azeite, sexta geração de vendedores de sorvete, quarta geração no comando do restaurante. 

4) Tsipras tem muita moral. E mesmo quem não gosta dele reconhece que ele é muito macho. (Não é no sentido sexual, gente. Controlem seus impulsos). 

5) 98,34% da população grega (estudo de pesquisadores britânicos) fala perfeitamente inglês, o esperanto que deu certo. E tudo eles aprendem na escola. Não tem CCAA lá não. Os únicos que não falam inglês são aqueles gregos antigos, que lutaram na guerra do Peloponeso. 

MILOS

As águas cristalinas de Milos/Marcelo Alves

1) Muitos gatos. Muitos deles pretos. Se você for supersticioso será um problema, pois muitos deles vão cruzar o seu caminho. 

2) Milos não tem sinal. As pessoas simplesmente se respeitam. Pedestres, motoristas de carro, motoristas de ônibus e turistas. E é muito raro ver alguém buzinando. 

3) Alegria, restaurantes cheios, turistas circulando e gastando, aqui não tem crise 

4) Milos tem 38 PRAIAS. Tudo isso numa área de 160,1 km quadrados, o que dá uma praia para cada 4,21 km quadrados. Como a população é de 4.977 habitantes, tem uma praia para cada 130,9 deles. E mesmo com os turistas, elas nunca ficam cheias, pois são 38 praias! 

5) Obviamente é impossível visitar todas elas numa breve estadia, mas Klefitkos, que só dá para chegar de barco, e Papafragas, onde é possível nadar por CAVERNAS, são muito especiais. 

6) Água azul cristalina daquelas que se vê o fundo. E o Mediterrâneo é menos salgado que o Egeu. Temperatura perfeita. Pelo visto água gelada só em Mikonos. 

7) Casinhas brancas com detalhes em azul. 

8) Um pôr do sol melhor que o outro.

9) À noite os pontos de ônibus são escuros, muito escuros, mas ninguém tem medo e não tem assalto. 

10) O grego fala como um russo com a cadência do italiano. 

11) Por falar em italianos, uma horda deles invadiu as ilhas gregas como nem o exército alemão do III Reich fez. E sempre falando alto e viajando naquele esquema formação de quadrilha: casal, de três a quatro filhos, sogra... E essa invasão não deve ser algo recente, pois muitos gregos falam italiano numa clara tentativa de melhor atender a clientela. Em Santorini, porém, os italianos tiveram a forte concorrência do exército chinês, que brotava da terra como ninjas de "O tigre e o dragão" a cada esquina. 

11) Havaianas é sucesso absoluto. Mais importante que o Neymar entre os produtos brasileiros. Não tente falar em português com alguém que usa havaianas. Possivelmente não é brasileiro. 

12) Por falar em futebol, toda e qualquer menção ao Brasil vem acompanhada de um nome: Ronaldinho. O gaúcho não joga em alto nível há séculos, mas seu sucesso no Barcelona ainda ecoa pelo mundo grego. 

13) Ntákos, tipo uma mega bruschetta. Um espetáculo. 

SANTORINI

O famoso pôr do sol de Oia/Marcelo Alves

14) Santorini são casas no topo da montanha e ruazinhas estreitas em cidades espaçadas. É tipo uma La Paz que deu certo. 

15) Hoje é tudo lindo, bonitinho e com uma arquitetura fantástica e pronta para os noivos realizarem os seus casamentos, mas o que você não sabia é que no passado distante ter as casas no alto das montanhas era algo MILITARMENTE estratégico para a velha Santorini. Quando o povo de ilha não morava em casinhas brancas, mas em CAVERNAS, eles ficavam lá do alto para evitar o ataque de PIRATAS, já que os CORSÁRIOS não dominavam técnicas para escalar montanhas. Além disso, do topo da montanha você pode ver toda a ilha e, consequentemente, a aproximação de navios. 

15) Não tem gordo em Santorini. É preciso ter preparo físico para subir e descer ladeiras e escadinhas. 

16) Se tem uma coisa que Santorini tem para dar e vender são escadas, plantações de uva (deve ser por isso que o vinho é uma instituição local) e piscinas. Aliás, qualquer birosca se diz uma pool view of the sunset. 

17) Há toda uma INDÚSTRIA do pôr do sol em Santorini. Cada bar e restaurante diz ter a melhor vista possível do espetáculo do CREPÚSCULO grego. Aliás, quando vai dando aquela hora todo mundo vai se posicionando para ver o pôr do sol. Sendo que as classes mais abastadas, é claro, ficam em suas piscinas. 

18) A estrada que vai do porto até Fira e na sequência se dirige para Oia CLAMA por uma corrida de Fórmula-1 em que o vencedor é simplesmente quem não despenca do penhasco. 

19) Santorini tem muita mídia. A Santorini press pelo mundo faz o maior merchandising, mas a ilha não é isso tudo não. A Grécia tem lugares muito melhores e com mais cara de Grécia do que essa ilha que tem muito de ostentação e pouco dos verdadeiros prazeres gregos. 

20) O único lugar em que lidei com gente grossa e mal educada. Santorini nem parece Grécia. Parece o Rio. Bom, o símbolo da ilha é um burro. Deve ser por isso que alguns tratam o turista como jumentos. 

21) Barulho intenso de motos e bugres. Parece ser a escolha preferencial na hora de alugar um veículo para se deslocar pelas ilhas.

22) Rola uma máfia dos ônibus no lugar. Acho que é por isso que os cobradores cagam para você. Muitos estão mal humorados e dando respostas ríspidas. Afinal, ou você pega o ônibus deles, ou ficará a pé na ilha. E isso significa gastar bastante de táxi ou andar por pelo menos 2h30min de um lugar para o outro. 

23) Na Ilha impera um intenso espírito romântico. Meia hora num restaurantezinho qualquer para comer um puta gyros, ops, quer dizer, pita gyros (o kebab grego) e você já está se amando. Então tudo gira em torno da suposta magia de Santorini. Piscinas, restaurantes, pôr do sol, aquela EXEGESE vendida para o mundo. Mas convenhamos, um lobo solitário como eu não cai nesse papinho. E, convenhamos parte II, quem está apaixonado se sente feliz até numa aldeia de esfomeados na República Democrática do Congo. Santorini é puro marketing, amigos.  Um marketing bonito, é claro, que impressiona pela beleza, é claro, mas marketing. Santorini é a Grécia gourmetizada, amigos. 

24) Muitas lojas! Vende-se de tudo de Santorini. 

25) Em compensação, em Santorini tivemos o melhor sorvete da viagem e um dos melhores do mundo. Fica numa gelateria e cafeteria que existe desde o século XIX servindo muito bem à sociedade com grandes sabores, incluindo Baklava e o MARAVILHOSO Vanilla Parfait. Definitivamente é uma gelateria top 5 da minha vida. 

25) Fira - Capital da ilha e centro nervoso com hotéis, restaurantes, lojas e mais lojas, e muitas piscinas e ostentação. 

Kamari - Cidadezinha pequena com uma praia de areia preta e grossa. Uma Arraial do Cabo com grife. 

Perivolos e Perissa - Duas regiões coladas uma na outra e dividindo dois dois quilômetros de areia preta e mar nota 8,5. Mais simpáticas que Kamari e mais jeitosinhas. Cabo Frio melhorada. 

Red Beach - Uma piada de mau gosto. Você passa por desafios, escala a montanha, anda por DESFILADEIROS, e quando chega na praia não vê o paraíso esperado pelo seu esforço, mas uma pequena faixa de areia loteada por bares. 

Oia - Nesta cidade que é um grande encontro vocálico, você vê uma noiva em cada esquina. Sempre ali de branco posando diante das casinhas brancas com o sol e o mar ao fundo. Parece ser a reserva moral grega de Santorini. É famosa pelo seu pôr do sol. Diariamente dezenas, talvez centenas de pessoas se reúnem desde cedo num ponto da cidade para contemplar o sol se pondo e a luminosidade amarelo-alaranjada batendo nas casinhas brancas. Fica a maior muvuca e, enfim, não é exatamente um prazer, mas é belo, muito belo. 

CRETA

As ruínas do Palácio de Knossos/Marcelo Alves

26) Creta já foi dos turcos, romanos, bizantinos, venezianos, mas tem também uma pitadinha de França com aqueles bares e restaurantes com suas cadeiras voltadas para a rua no modus parisiense.

27) Aqui, amigos, é um lugar sério. Foi nessa ilha que, segundo a mitologia grega, ou seja a verdadeira história humana, nasceu ninguém menos do que Zeus. Não é à toa que Heraklion vem de Heracles, ou Hércules, o semideus filho de Zeus. 

28) Mas hoje o que impera na cidade de Heráclio, capital da ilha, é o barulho das motos acelerando e da intensa NIGHT cretense. 

29) Creta tem brownie de Oreo. Vou repetir: BROWNIE DE OREO. E em porções generosas.

30) Não existe mulher feia na Grécia. Se você vir uma, aposto que é imigrante (o preconceito bateu na porta e mandou lembranças nesta frase). As gregas são filhas de Apolo com Atena. Estão entre as mais belas da Europa com a sua combinação de guerreira espartana com modelo da Givenchy. E têm um olhar eternamente misterioso e ENIGMÁTICO como o velho Tirésias proferindo alegorias.

31) No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça (se é que tinha linguiça pois foi há muito tempo mesmo), Creta era o lar da civilização MNOICA. Estes pequenos grandes homens eram extremamente avançados para o seu tempo, tinham uma escrita própria e ainda não totalmente decifrada, mas viviam em casinhas simples de um cômodo, produziam vinho e faziam comida em PANELÕES inimagináveis. Como viveram numa era pré-deuses do Olimpo, cultuavam outras divindades. Entre eles a DEUSA DAS COBRAS. 

32) A deusa das cobras é a primeira (e talvez única) divindade que faz TOPLESS na história das religiões. Uma de suas duas  imagens encontrada por arqueólogos e exposta no fantástico Museu Arqueológico de Creta consiste em uma mulher com os peitos de fora e segurando uma cobra em cada uma das mãos (sem piadinhas de adolescentes de 12 anos, por favor). Óbvio que tive que comprar um souvenir desses para mim. 

33) Os Mnoicos também tinham um pequeno disco com 45 imagens pictóricas que arqueólogos ainda não conseguiram decifrar. Ele seria uma espécie de hino, ou, e talvez o mais importante, um texto mágico. Ou seja, isso pode ser o CÓDIGO DA VINCI dos mnoicos. E decifrá-lo pode trazer consequências imprevisíveis para a humanidade. 

34) Além de simpático, gente boa, educado e sorridente, o cretense é extremamente generoso. Fui comprar uma mala e ganhei de graça um cadeado como "cortesia da loja" no mercado de Creta. Fui almoçar num restaurante e ganhei de graça uma sobremesa com um doce típico da ilha e mais uvas e kiwi. Eu já estava para lá de satisfeito quando logo depois de comer, a mulher volta com OUTRA SOBREMESA: um petit gateau de chocolate e uma bola de sorvete de baunilha também DE GRAÇA. Como não amar Creta? Como não amar a Grécia?

35) Creta é muita história e tradição. Há comerciantes que comandam negócios tradicionais da família há gerações e gerações. E há uma loja de música especializada em artistas só de Creta. 

36) Por falar na música grega, ela é muito rica em melodia. Os instrumentos típicos usados nela são o bandolim, o bouzouki e um outro negócio que parece uma gaita de fole. 

37) Heraklion tem uma grande orla sem praia, ou quase isso. Ali, descendo do centro  nervoso da cidade até o porto vemos o mar lindo, lépido e fagueiro. A partir daí à esquerda temos um grande Aterro do Flamengo com áreas com diversas atividades, mas ninguém se arrisca no mar, que é limpo. No meio do caminho há museus, uma praia de pedra e outra de areia que, infelizmente, são sujas. Ainda que o mar seja limpo. 

38) Em Heraklion também encontrei o estádio mais bem localizado do mundo. Ele fica literalmente de frente para a praia. Trata-se do Pankritio, onde joga o Ergotelis, atualmente na segunda divisão grega. O estádio tem capacidade para 26 mil pessoas e é bem bonitinho, além de ficar grudado na praia e presenciar um belo pôr do sol. Em volta, porém, temos uma comunidade mais pobre da cidade, com direito a casas que criam galinhas e BODES!

39) As ilhas gregas são cigarras, muitas cigarras, incontáveis cigarras numa sinfonia de um único tom. O Palácio de Knossos é uma loucura. 

40) Heraklion - Simpática e calma. Não necessariamente bela, mas jeitosinha. 


Chania - Parece uma cidadezinha italiana encravada na Grécia. É onde a influência veneziana permanece bem forte. A Old Town tem uma orla bonita com um farol antigo para você tirar fotos e ganhar likes no Face.

Conclusão:

Voltaria para a Grécia? Com certeza!

Moraria na Grécia? Com certeza!

Nenhum comentário: