Os caçadores de obras de arte |
A corneta gosta de George Clooney. Gosta de vários dos seus
trabalhos como ator e alguns como diretor. Em especial, "Boa noite, e boa
sorte" (2005).
Exatamente por isso que ela se desviou da dieta do Oscar por duas horas para ver o quinto trabalho de Clooney como diretor.
E quanta decepção. "Caçadores de obras-primas" conta uma história importante sobre um grupo que salvou milhares de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial. Mas como filme é uma picaretagem de valor de uma aquarela feita por crianças em aula de artes na escola.
Não que eu tivesse grandes expectativas. Esperava mais uma ação entre amigos que se divertem como nos filmes "Onze homens e um segredo", "Doze homens e outro segredo" e "Treze homens e um novo segredo" (quando vão lançar o "14 homens e já não dá mais para segurar o segredo"?)
Mas a caçada de Frank Stokes não chega nem perto da diversão de Danny Ocean e seus colegas ladrões.
A premissa é a mesma destes e de muitos filmes na história da humanidade. Um líder recruta uma equipe de pessoas bem diferentes e com diferentes habilidades para executar uma missão. É isso. Ponto final.
Poderia ser legal. Mas não é. Aí temos George Clooney interpretando George Clooney, Matt Damon interpretando Matt Damon, a participação pequena, mas interessante de Lord Grantham, ou melhor Hugh Bonneville (#DowntownAbbeyfeelings), e uma Cate Blanchett que se salva sem precisar fazer muito esforço. Cate realmente é uma atriz diferenciada.
Mas nada representa a maior encarnação da picaretagem no filme do que Jean Dujardin. Desde que ganhou o Oscar pelo astro de cinema mudo George Valentin em "O Artista" (2011), Dujardin faz o mesmo papel em todos os filmes que o vi aparecer.
Não importa se é na pele de Valentin, na do banqueiro suíço Jean Jacques Saurel em "O lobo de Wall Street" ou na do oficial francês de agora lá está o mesmo cidadão de sorriso de cinema mudo e trejeitos iguais em todos os filmes. Começo a desconfiar que esse vinho Bordeaux é Fanta Uva.
É, dessa vez não deu, meu caro Clooney. "Caçadores de obras-primas" me deixou desapontado e vai receber uma nota 4,5 da corneta implacável.
Ficha técnica: Caçadores de obras-primas (The Monuments Men –
2014 – Estados Unidos) – George Clooney (Frank Stokes), Matt Damon (James
Granger), Bill Murray (Richard Campbell), Cate Blanchett (Claire Simone), John
Goodman (Walter Garfield), Jean Dujardin (Jean Claude Clermont), Hugh
Bonneville (Donald Jeffries), Bob Balaban (Preston Savitz), Dimitri Leonidas
(Sam Epstein). Escrito por George Clooney, Grant Hestov.
Dirigido por George Clooney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário